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Dimensões:
13 x 18,5 x 0,5cm
Autor:
Ana Drago e Mariana Mortágua
Sinopse:
A vocação natural do país para o turismo foi sempre invocada pelas elites governativas quando outros sectores económicos, mais produtivos, enfrentaram dificuldades. No Estado Novo, o turismo foi pensado como actividade exportadora, mas também como encenação identitária. No período democrático, tornou-se central nas relações entre elites empresariais, Estado e sistema financeiro, em projetos megalómanos que transformaram o território. E, já no século XXI, torna-se central num regime de crescimento armadilhado. Depois da Grande Crise Financeira de 2008, o turismo ganhou uma nova importância. O número de visitantes disparou, o comércio descaracterizou-se e o alojamento para turistas transformou cidades e bairros. O turismo criou milhares de postos de trabalho e reforçou o seu peso nas exportações portuguesas, mas acentuou velhas fragilidades da economia portuguesa e contribuiu para novos problemas sociais. Afinal, a economia do turismo é de baixa produtividade, assente em precariedade e salários baixos, e está a agigantar a crise na habitação. Este livro refaz parte da longa e atribulada história do turismo em Portugal, analisando as suas vantagens e desafios e ousando uma pergunta incómoda: será a especialização turística uma oportunidade ou uma maldição?
Língua:
Português
Capa:
Capa Mole
Temática:
Economia e Gestão
Editora:
Tinta da China
Data de Lançamento:
Outubro 2025
Nº de Páginas:
144
ISBN:
9789896719807