10 %

Avaliar para Aprender

€11,34 /un Price reduced from €12,60 /un to
€11,34 /un

Desconto Imediato: 10%

Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário.


Onde se lê promoção na frase abaixo, deverá ler-se fixação de preço dentro dos limites permitidos pelo regime do preço fixo do livro.

Promoção válida de 01/01/2023 a 31/12/2030

Dimensões:

16,7 x 24,4 x 0,9cm

Autor:

Leonor Santos, Teresa Bondoso, Sónia Dias, Otília Moreirinha, José Manuel Varandas, Paulo Dias, Fernanda Rio, Jorge Pinto e Filomena Leite Pinto

Sinopse:

A avaliação das aprendizagens é uma das áreas da competência profissional do professor. A forma como se pratica não é neutra e influencia de forma determinante a aprendizagem dos alunos. Muitos são os professores que procuram desenvolver práticas de avaliação formativa, muito embora haja ainda uma distância entre o que se deseja e o que se faz. Este afastamento é explicado pelas dificuldades que se colocam no terreno no desenvolvimento destas práticas.A obra Avaliar para Aprender - Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário apresenta diversas práticas de avaliação formativa em sala de aula, através da discussão de aspetos teóricos e de relatos de práticas. Em particular, aborda-se o papel do erro no processo de aprendizagem, alguns procedimentos de práticas avaliativas do professor, como a definição e negociação de critérios de avaliação e o "feedback", o uso de um instrumento, o portefólio, e ainda práticas avaliativas centradas no aluno, como a co-avaliação e a autoavaliação. Os relatos de práticas em sala de aula cobrem todos os níveis de escolaridade do ensino não superior, sendo, a partir do 2.º ciclo, respeitantes à aula de Matemática. O destaque dado a esta disciplina assume particular relevância visto Portugal estar, na atualidade, a viver uma reforma curricular no ensino básico. Esta obra resulta do trabalho desenvolvido no Projeto AREIE (Avaliação Reguladora do Ensino e Aprendizagem). Trata-se de uma publicação com relevância e utilidade para públicos em contextos diversos: professores, formação de professores, investigadores e estudantes de pós-graduação.As abordagens teóricas combinadas com as implicações resultantes dos relatos de sala de aula que se apresentam são um dos pontos fortes deste livro. Espera-se que esta obra possa contribuir para o desenvolvimento de práticas avaliativas intencionalmente pensadas para servir a aprendizagem, de forma esclarecida e determinada.

Língua:

Português

Capa:

Capa Mole

Temática:

Ciências

Editora:

Porto Editora

Data de Lançamento:

Abril 2010

Nº de Páginas:

112

ISBN:

9789720343260