Ajuda
Para mais esclarecimentos, clique aqui
 
 
 
Espinafres
Espinafres
Continente
1 un= 800 gr (aprox.)
2,99
/kg
€2,39/ un
Escolha a quantidade em unidades ou peso
  • kg
    Unid.
Informações

Origem:
Ásia

Características Intrínsecas:
Originário da Ásia Central, cultiva-se em todo o mundo ( exceptuando os trópicos ). Na Europa, os principais países produtores são a Itália, França e Alemanha. Em Portugal é produzido em maior escala, junto aos grandes centros urbanos, com especial incidência na região de Loures. O espinafre distingue-se, não pelas suas variedades, mas sim pelas épocas de colheita ( espinafre de Primavera, de Verão, de Outono e de Inverno ) e pelo procedimento empregue na mesma ( espinafre de folhas ou de colheita manual e espinafre de raiz ou de colheita mecânica ). O espinafre de Primavera tem folhas muito finas e delicadas, daí o seu valor como ingrediente de saladas. Os limites entre o espinafre de Verão e o de Outono são imprecisos, ambos podem ser consumidos a cru e as suas folhas são claramente mais duras que os de Primavera. As folhas mais consistentes e vigorosas são as do espinafre de Inverno, que se encontram no mercado desde finais de Outono até à Primavera. As suas folhas são mais grossas e frequentemente são mais onduladas.

100 gr de espinafre, fornecem 24 Kcal.

O conteúdo de ferro não é tão elevado como anteriormente se supunha (3 mg por 100 gr), suposição essa que chegou a ser explorada pela industria cinematográfica, com o conhecido marinheiro Popeye (que comia espinafre sempre que necessitava de uma dose extra de força). Mas nem por isso deixa de ser uma planta com alto valor nutritivo, pois possui as vitaminas A e as do complexo B e também sais minerais onde se destacam o cálcio, fósforo e claro, ferro! É recomendado no combate à anemia, desnutrição, formação de ossos e dentes, construção muscular e coagulação sanguínea.

Conservação:
Ao comprar espinafre é aconselhável informar-se sobre a preferência que deve dar a exemplares com folhas frescas, de cor verde escuro brilhante, firmes, limpas e sem marcas de picadas de insectos. Para que se conserve durante mais tempo, deverá ser envolvido em papel ou plástico e guardar-se no frigorífico, longe do congelador, durante 2 ou 3 dias no máximo.

Dicas

Cozido ou estufado, como acompanhamento ou complemento de outros pratos, o espinafre vai bem com tudo, principalmente em sopa. Mas atenção, normalmente o caldo de cozimento das hortaliças que muitas vezes utilizado, não é benéfica, no caso dos espinafres, devendo por isso ser desprezada.

Deverá preparar do seguinte modo: separe as folhas e corte os pés mais duros. Insista na lavagem, pois têm tendência para acumular terra. Prepare deliciosos esparregados, ou coza-os para fazer recheios, molhos ou saladas e, claro, sopas.